Estátua de santa rita de cassia quase pronta em Santa cruz-rn



Em maio, a cidade de Santa Cruz celebra sua padroeira, Santa Rita de Cássia. Este ano, os fiéis e os devotos da santa tiveram um motivo a mais para festejar. No alto do Monte Carmelo, conhecido como Monte do Cruzeiro, está sendo construída uma estátua da santa padroeira, com a pretensão de se tornar a maior estátua religiosa da América Latina.

A idéia surgiu há dois anos durante uma conversa entre o padre Aerton Sales e o prefeito Tomba. De acordo com o padre, o lugar já é devocional, pois no topo do Monte Carmelo existe um cruzeiro e, no caminho, há uma estrutura de via-sacra. “Já era desejo do poder público construir algo no monte, que embelezasse a cidade. Tendo em vista, a forte de devoção do povo à Santa Rita, resolvemos construir essa imagem”, explica o pároco.

No momento, a estátua está sendo construída dentro de um imenso galpão, no bairro Paraíso, em Santa Cruz, sob a coordenação do arquiteto, escultor e professor da Universidade Federal da Paraíba, Alexandre Azedo. Foi ele quem projetou a imagem do Frei Damião, em Guarabira (PB), com 22 metros. O pai dele, Armando Lacerda, foi o escultor da imagem do Padre Cícero, em Juazeiro (CE), que mede 27 metros de altura, inaugurada em 1969.

Quando pronta, a imagem de Santa Rita terá 42 metros de altura, acrescidos 3 metros do pedestal e 8 metros do resplendor, somando 53 metros, o que equivale a um edifício de 19 andares. Será, portanto, a maior estátua da América Latina. A do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, mede 38 metros de altura.

Em Santa Cruz, a edificação da estátua fará parte do “Complexo Turístico-religioso Alto de Santa Rita”. Além da imagem, farão parte do Complexo uma praça, estacionamento, restaurante, mirante, banheiros, duas capelas, um espaço para guardar ex-votos, uma sala onde ficará o memorial sobre a vida da santa e da própria construção do Complexo.

Conforme o padre, no caminho de acesso ao Alto de Santa Rita também serão colocadas as estações da Via-sacra. A construção do Complexo custará mais de quatro milhões de reais. Enquanto não fica pronta a imagem, uma maquete do Complexo está sendo exposta, na Igreja Matriz, para visitação dos fiéis e curiosos.

Um comentário:

  1. Que sejam de facto, respeitadas as entrâncias do âmago do coraçõesdos fiéis, principalmente a unidade humildetante da população - traíri Santacruzense; que não permitá-se perderrem-se suas origens conjecturais de foormação da humildade deste povo; que não se transforme jamais num complexo fabricacional financeiro como tornou-se no Juazeioro Ceará; Que MANTENHAM-SE VIVAS, PERENES, IMPROJECCIAIS AS OORIGENS FUNDAMENTAAS DA GRANDE MARGERITA ITALIANA, a filha sábia, a mulher prudente, a jovem adolescente cordata, a religiosa silenciosa, a devota seguidora do filho de pai, a mãe coerente, a amiga fiele de seus princípios, que despwrtou pela lógica vivencial sentimentos esteriotipados como é de comum a líderes religiosas de seu tempo " invejosas incapacitadas de serem elas mesma ! " Que seu objetivo de contrição ao Sagrado Espírito de Deus seja resgatado devocionalmente...
    QUE BOM, PARA AS TERRAS POTIGUARES QUE NAS NASCENTES DO TRAÍRI FAÇA-SE NARCER A COMTEMPLARIDADE NÃO DE UM MITO, NÃO DE UM ÍCONE, MAS,DE UMA PROFUNDIDADE RELIGIOSA PÁRA ADVOGAR CAUSAS A DEUS CUJO POVO " FLAGELADO " " FRAGELÁ-SE " Que nunca se permitam ser : " Marias que vão com as..... " Um complexo acrescido de uma museologia potiguar das fontes ricas de sertão ao agreste norteriograndense, reentrantes a história arquelógica pára a cidade comtemplativa aos povos na unicidade historiográfica-antropológica; não como relíquias impositivas alusivas a história do século treze de Abelardo e Heloíze. Mas que o vosso repreentante religioso que irá a Italia traga de facto boas sementes que regadas na fé do povo possam reflorecer além das matizes de sertões, traírís, agrestes, apodís,etc, etc.
    QUE DEUS
    PÁRA CADA UM SEJA RESGATADO NA ESSÊNCIA,
    SEJA REIMPLANTADO À CADA CORAÇÃO ALÉM DOS POTIGUARES......

    ResponderExcluir

 
;